terça-feira, 30 de junho de 2020

GIVALDO DO SINDICATO REÚNE O MAIS QUALIFICADO GRUPO POLÍTICO DE BOM CONSELHO.



Não é de agora que Givaldo do Sindicato tem exercido uma prática política destacada em todo interior do estado de Pernambuco. Isso porque o que destaca uma liderança política é a sua capacidade de agregar apoiadores e admiradores de sua pessoa no trato curricular e de sua causa, principalmente.

Essa é a experiência que vem desde a vivência sindical, da habilidade de apaziguar confrontos, dos entendimentos à luz da lógica e do discernimento de ouvir com larga escala de compreensão e tolerância. O resultado disso, tem sido a formação de um dos mais qualificados grupos políticos da história política de Bom Conselho.

Composto por dois partidos (PT e PDT), tomam assento sinalizando a caminhada rumo as eleições, vereadores, suplentes, lideranças da zona rural e da cidade, novos postulantes entusiasmados, formadores de opinião, mulheres de expressão, profissionais liberais, ex-prefeitos e as maiores lideranças políticas do município que veem sinalizando aproximação e apoio à causa. Além claro, de deputados estaduais e federais que já o apoiam desde outras caminhadas e agora se empolgam ainda mais com o novo ambiente eleitoral criado por ele, fértil em novos votos e trabalho futuro.

Nenhuma campanha vinga apenas pelo intuito pessoal de quem quer que se ache o despontado em pesquisa. Muito pelo contrário. Quando o ego infla acima das possibilidades de agregar apoios e correligionários, a tendência é o isolamento provocado pela incapacidade da boa soma que forma um grupo político. E política é a arte da soma.

Ao contrário do que se possa imaginar, as bases políticas de Givaldo do Sindicato hoje, não estão mais apenas no seguimento rural. Cidade e o campo já se misturam densamente num trânsito fácil de preferências e adesões, capaz de colocá-lo em situação de vantagem, segundo revelam recentes pesquisas.

Outro fator que tem provocado bons comentários da opinião pública, é a quantidade e a qualificação do grupo político de Givaldo do Sindicato. Isso porque o nível de atenção diferenciada que ele procura dar a seu bloco político é algo nunca antes praticado nas eleições passadas.

Tomando-se as precauções de segurança em tempos e pandemia, todo o grupo tem se reunido com frequência para receber orientações em capacitações, seminários, palestras e o que mais precisam, preparando a todos para a caminhada junto com ele. Pela primeira vez na história política de Bom Conselho, uma liderança política preocupa-se em dotar de nível técnico seus pré-candidatos, antes de saírem de casa para caça ao voto. Isso deve apontar para uma futura campanha profissional, organizada e centrada em princípios técnicos, bem distante do amadorismo improvisado em circunstâncias emocionais e tão comum já visto nas eleições passadas em Bom Conselho.

No mais, é o único pré-candidato já procurando seguimentos da economia, da educação, saúde, produção rural, arte e cultura, desenvolvimento e formadores de opinião, para ouvir sugestões que devem compor seu futuro Plano de Governo.

Esse modelo de prática política tem provocação admiração e a aproximação necessária para a formação de um grupo que deve assumir o território eleitoral de Bom Conselho com larga escala de aceitação popular.

Se a conduta de uma pré-candidatura tem esse viés inovador, imagina-se que a provável campanha em si, traga um novo ambiente eleitoral capaz de bons resultados para Bom Conselho e seu povo.

NA TRILHA SONORA DE JEAM PIERRE



Terminando junho hoje, o blog se despede por um tempo da sequência que vinha fazendo homenageando os forrozeiros que atuam em Bom Conselho e região. E nesse caso não poderíamos esquecer Jean Pierre. Aos 28 anos, já tem uma carreira de 15 anos se consolidando com rapidez.

Lá atrás começou como back vocal na Banda Simpatia e o cardápio música da moçada era mais o pagode. Depois de um tempo, montou sua própria banda e dedicou mais ao estilo de forró. Em 2012 gravou seu primeiro Cd com o titulo de Andando e Amando.

Experiência boa foi quando subiu ao palco pela primeira ainda com a abanda de pagode fez janela para o cantor  Vicente Neri. O artista já soma um montante razoável de Cds gravados e neles há cerca de 12 composições suas.


Recentemente gravou seu DVD e, como os demais artistas que por aqui passaram, espera que no entrar desse segundo semestres as coisas melhores para que a atividade artista de cada um deles, possa ter continuidade.

Nós que fazemos o Blog Bom Conselho Paratodos, desejamos boa sorte a todos e que possam contar sempre com o nosso apoio e incentivo na divulgação de seus trabalhos.

Aliados saem em defesa de Marília e criticam nota do diretório municipal do PT



Na tarde desta segunda-feira (29), 16 membros do PT no Recife, aliados da deputada federal Marília Arraes (PT), divulgaram uma nota em defesa da candidatura da parlamentar e contra a resolução do Diretório Municipal do partido, divulgada no último domingo (28). O diretório encaminhou resolução indicando a manutenção da aliança com o PSB e a Frente Popular.

No entanto, o diretório nacional do PT confirma a candidatura própria.
"Indiferente às instâncias partidárias superiores, o DM-Recife convocou o seu encontro municipal com a pauta de tática eleitoral. Foi advertido, a tempo, pelo Grupo de Trabalho Eleitoral do PT Nacional, que esta seria uma decisão absolutamente inócua, por ferir deliberações superiores e que a Direção Nacional já havia definido por candidatura própria, sendo a deputada Marília Arraes aprovada como candidata.

Esta decisão encheu de ânimo a militância em nosso Estado e no Recife. Marília desponta como uma das pré-candidatas mais competitivas e se coloca em condições de disputa para levar o PT a governar a nossa cidade", diz um trecho do documento.
"Cumprir decisões nacionais não é novidade para o PT de Pernambuco e do Recife, a despeito de contrariedades locais. Recentemente foi assim nas eleições municipais de 2012 e nas eleições estaduais de 2018. Por isto, também, nos estranha a resolução aprovada, que além de tudo é inacabada, submissa e mesquinha. É inacabada, porque não se refere, em um parágrafo sequer, a propostas para o Recife e a prioridades municipais que o PT formula para si ou para apresentar a seus aliados. É inacabada, também, porque o encontro não dedicou uma linha da resolução à chapa de vereadores e vereadoras, estratégia fundamental para o PT", acrescentam.

segunda-feira, 29 de junho de 2020

VIVA SÃO PEDRO!



E chegamos ao fim do chamado ciclo junino. O dia 29 de junho é dedicado a São Pedro, último dos santos celebrados num conjunto de referências sacro e profanas, contidos no calendário anual do mundo católico.

Por aqui, fizemos a nossa parte. Nos despedimos das homenagens a artistas e brincantes que fazem desse mês junino um forte momento de efervescência cultural alimentando nossas tradições e mantendo viva a nossa cultura.

Nesse sentido não há dúvidas que foi um junho azedo de qualquer manifestação viva que pudesse sinalizar as festividades populares do Nordeste. Mas de qualquer maneira, aqui ficamos pé o mês inteiro enaltecendo os valores de Bom Conselho e procurando deixar na lembrança de todos o quanto se faz necessária essa vivência que enquanto cultura de um povo.

Afora isso, louve-se um junho de chuvas e promessas de abundância e a esperança de tudo vai passar e logo nos encontraremos com a verdadeira essência desse momento do anjo que une a todos pelo gosto comum das coisas.

A São José, Santo Antônio, São João e hoje a São Pedro, nossos agradecimentos por todas as providencias divinas e que possa derramar bênçãos em todos os lares para seguirmos em frente. E se “São João dormiu e São Pedro acordou...Vamos ser compadre, que São João mandou.

Viva todos eles...Viva São Pedro e até ano que vem.

OPOSIÇÃO DIVIDIDA EM PARANATAMA. AGORA É CADA UM POR SI.



União política do ex-prefeito de Paranatama, José Teixeira, com o empresário Zelandyo Horebe, está desfeita.

Notícia foi dada pelo blogueiro Ronaldo Birunda de Saloá.

Segundo Ronaldinho, oposicionistas de desentenderam por conta de quem será vice na chapa montada para enfrentar Valmir do Leite, candidato à reeleição.

De acordo com o blogueiro, Zelandyo só aceita ser vice do próprio Zé Teixeira. Caso contrário ele prefere ser o cabeça de chapa.
Blogueiro disse que o ex-prefeito deixou claro: Se não puder ser candidato, apoia a esposa para participar da disputa.

Assim é possível que três candidatos disputem a prefeitura de Paranatama em 2020: Valmir do Leite, Zelandyo Horebe e o candidato indicado pelo ex-prefeito.

MAIORIA DOS BRASILEIROS APOIA A DEMOCRACIA



Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, divulgada neste domingo,  mostra que ampla maioria dos brasileiros apoia a democracia. São 75% favoráveis a um regime de liberdade, contra apenas 10% que acham a ditadura necessária, em determinas situações.

Foi o mais alto índice favorável ao regime democrático colhido pelo instituto paulista ao longo de anos de pesquisas em torno do tema.

A democracia tem maior apoio entre os de maior poder aquisitivo e os mais escolarizados. A aprovação chega a 91% no segmento dos que têm curso superior. Aceitação de um regime totalitário, segundo o Datafolha, é maior entre os que apoiam o atual presidente do Brasil. Entre os bolsonaristas a tolerância a uma ditadura chega a 15%.

ELEIÇÕES - Para aprovar adiamento de eleições, Maia negocia propaganda partidária e recursos para prefeitos


Presidente da Câmara negocia um acordo para votar PEC que adia eleições para novembro

Após um impasse com o chamado centrão, a Câmara avançou em um acordo para votar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que adia as eleições municipais deste ano para novembro.

Durante o fim de semana, líderes partidários e o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) conversaram para buscar uma saída depois que o centrão, pressionado por prefeitos, passou a se opor à proposta aprovada pelo Senado na semana passada que adia para 15 e 29 de novembro o primeiro e o segundo turnos da disputa municipal -as datas oficiais são 4 e 25 de outubro.

Por ora, a solução encontrada é abastecer os cofres das prefeituras com a recomposição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e ainda aprovar inserções de peças partidárias em rádio e TV neste ano. Com o acordo avançado, segundo as expectativas dos líderes, o adiamento das eleições pode ser votado nesta semana.

Líderes que conversaram com Maia sobre o tema neste fim de semana confirmaram à reportagem que a votação da PEC das eleições foi pacificada com a concordância de votar no Congresso a MP (Medida Provisória) 938, que transfere recursos da União para as prefeituras.

A MP ainda não foi votada em nenhuma das Casas Legislativas e prevê que a União vai recompor as perdas do que seria repassado aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, ou seja, sem redução apesar da queda na arrecadação do governo federal -uma espécie de seguro para manter a receita dos municípios na crise na pandemia do novo coronavírus.

O plano de líderes da Câmara é aprovar a extensão dessa medida, com validade até junho. Uma das propostas é que essa compensação seja até dezembro. A MP reservou até R$ 16 bilhões para manter os repasses do FPM e do FPE (Fundo de Participação dos Estados) de março a junho.

Segundo o Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal) foram gastos R$ 6 bilhões nas três primeiras parcelas, tendo R$ 10 bilhões ainda não utilizados. Por isso, o comitê defende que a manutenção do valor das transferências seja prorrogada, destinando R$ 5 bilhões a estados e outros R$ 5 bilhões a municípios.

O adiamento das eleições municipais enfrentou resistência do centrão -grupo de partidos que, juntos, representam a maioria da Câmara e que tem se aproximado do governo de Jair Bolsonaro. Para a proposta passar, são necessários os votos de pelo menos 308 deputados em dois turnos.

As siglas passaram a ser contra o adiamento após Maia e o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luis Roberto Barroso, excluírem a possibilidade de prorrogação de mandatos.

Caciques dessas siglas têm o controle de boa parte das prefeituras e, junto com os atuais prefeitos, avaliavam que uma campanha eleitoral mais curta elevaria as chances de reeleição.

Com os caixas municipais menos vazios durante a crise do coronavírus, os prefeitos que têm o controle da máquina pública podem obter mais chances de conseguir um novo mandato.

Outro item em debate nas tratativas entre os parlamentares para o adiamento das eleições municipais é o projeto de autoria do senador Jorginho Mello (PL-SC). O texto do catarinense pretende trazer de volta a propaganda partidária gratuita.

As propagandas partidárias no rádio e na televisão, mesmo fora do período eleitoral, foram proibidas na minirreforma eleitoral de 2017.

O projeto de Jorginho recupera, exatamente como era, boa parte do artigo que foi revogado pela lei de 2017, mas deixa de fora o trecho, também revogado, que determinava que a propaganda partidária deveria "promover e difundir a participação política feminina" com no mínimo 10% do programa e das inserções.

O texto do senador também propõe que as inserções nacionais sejam veiculadas à terças, quintas-feiras e sábados e as inserções estaduais às segundas, quartas e sextas-feiras.

As transmissões serão, segundo a proposta, em blocos de 30 segundos nos intervalos das programações normais das emissoras de rádio e de televisão.

O projeto ainda não tem relator definido e nem foi pautado para votação no plenário do Senado.

domingo, 28 de junho de 2020

UMA MISSA NOVA PARA UMA FÉ ANTIGA


Reportagem: Camila Araújo/Maria Vitória

As seculares igrejas de Bom Conselho se destacam não apenas pala sua beleza arquitetônica que domina todo cenário urbano da cidade. Mas se revelam como uma força religiosa sublime que data de seu pioneirismo cristão e assim tem se conservado ao longo de tantos anos.

A Igreja Matriz por exemplo é o epicentro da fé inabalável do povo bomconselhense com a frequência notória de seus fiéis em todas as suas celebrações. Jamais se poderia imaginar que em pleno Dia de São Pedro, o templo católico fosse obrigado a celebrar sua missa dominical dedicada ao Padroeiro da Igreja Católica, através das redes sociais com o uso da internet.

Mas tem sido assim, desde o mundo mergulhou nessa pandemia por conta do Coronavírus e as autoridades sanitárias determinam o isolamento social por conta dos riscos de contágio. O próprio Papa Francisco tem recomendado essa determinação e orado pelas vítimas em todo o mundo. A igreja precisou se reinventar e todas as celebrações tem acontecido de maneira on line com as transmissões feitas de maneira a atender a necessidade da fé cristã, mas distante das antigas aglomerações sempre vistas no interior dos templos.

Mesmo em alguns estados como o nosso com as autoridades já permitindo haver a abertura das igrejas para as celebrações, a Igreja Católica permanece ainda comedida para tal medida, seguindo as determinações do Vaticano e aguardando para mais na frente à sua normalização para encher os seus salões com a presença de seus fiéis.

Já a algum tempo as plataformas digitais como YouTube, Facebook, e o rádio tem servido para levar o recado contido num dos mais importantes preceitos da fé cristã provocado pela comunhão da celebração eucarística. Padres, auxiliares diretos e Ministros ajudam a realizar as missas da maneira mais completa possível, levando até os lares toda a celebração á distância.


Em Bom Conselho o Padre Rivaldo, à frente da Igreja Jesus Maria e José se adaptou com rapidez e eficiência a esse novo modelo de celebração e promove assim o seu serviço espiritual a milhares de pessoas no alcance da internet.

Ainda não há previsão para a reabertura das igrejas e acolhimento dos fieis como antes. Porém, o mais importante é compreender que esse gesto de distanciamento social, é também um gesto de amor ao próximo, contido no Evangelho Sagrado e tão bem vivido como exemplo por Jesus Cristo.

É uma missa nova para uma fé antiga e a união espiritual tem substituído a união física vista nas celebrações, mas tem provocado também uma forte reflexão do quanto precisamos rever nossos conceitos de fé e de amor ao próximo. Logo que tudo estiver seguro, com certeza as missas e demais celebrações serão novamente participadas por todos, desta feita também para agradecer a Deus todas as circunstâncias de sua vontade.

ONG DE BOM CONSELHO PRECISA DE AJUDA PARA AJUDAR


Reportagem: Danielle Muniz
Fotos: Camila Araújo

Antes do assunto Pet virar um modismo generalizado por força da mídia e do mercado comercial, a relação de proximidade do homem com animais sempre foi verificada em toda história da humanidade. São João é visto com um carneirinho a seu lado, São Francisco aparece com uma pomba nos ombros, os grandes imperadores de Roma costumavam criar gatos, Calígula chegou a eleger o seu cavalo, Senador de Roma. Assim por diante.

Mesmo com essa afinidade antiga, o que poucos tem consciência é da atenção dos cuidados cada animalzinho requer. O resultado, numa grande maioria das vezes é o abandono, mal tratos de toda a sorte provocados pela crueldade humana.


É com esse sentido de proteger que foi criada em Bom Conselho a ONG -Adote uma Vida. A entidade pertence a Fabiana Borges da Silva e mais quatro pessoas que decidiram se dedicar a acolher animais abandonados e protege-los da indiferença humana.

Mais exatamente Fabiana e a irmã, adotam e cuidam de cães e gatos em situação de risco, protegendo-os em suas casas e dando o tratamento digno para que fiquem longe do abandono e saiam do risco de morte, por fome ou falta de saúde ou comida.

A ONG – Organização Não Governamental, começou com um sonho de ambas no interesse em fazer algo em defesa desses animai salvando-os da crueldade humana. O sonho quer ir longe. Construir um abrigo onde possa acolher quantos animais puder, mesmo numa quantidade pequena de início, mas protege-los dessas condições de vulnerabilidade.


Mas precisam de apoio. As despesas com cuidados em saúde e alimentação são grandes e requer recursos financeiros e estrutura física para tal. Hoje, ela tem em sua casa 10 cães e 15 gatos, divididos onde pode. Ao todo já chega a cerca de 50 animais. Geralmente são animais que não se adaptaram em casas para onde foram destinados, ou abandonados pelos antigos donos.

Para cuidar desse montante de animais, recebe doações através das redes sociais, pessoas que voluntariamente as procuram, a Papa Caça FM ajuda solicitando donativos a seus ouvintes. Mas ainda não é o suficiente para manter os animais.


As campanhas continuam e esse blog encampana a extensão de solidariedade pedindo a todos que também ajudem nessa causa nobre. Por isso, estamos divulgando aqui o número das contas bancárias para onde deve ser depositado quantias em dinheiro, enquanto solicitamos as casas de ração e Pets que possam fornecer alimentos, material de limpeza, vermífugos e o que mais puder, ajudando também na causa.

BOLSONARO INAUGURA OBRA DE LULA E DILMA RECEBE UMA CHUVA DE CRITICAS EM TODO O BRASIL



A inauguração de um trecho da transposição do Rio São Francisco, em Salgueiro, pelo presidente Jair Bolsonaro, esta semana, fez com que Lula voltasse com força às manchetes de notícias e as redes sociais.

É que o ex-presidente foi idealizador do projeto, enfrentou críticas, mas iniciou a obra, a qual Dilma deu continuidade.

Mais de 90% da transposição foi feita nos governos petistas, cabendo a Temer e Bolsonaro finalizar o trabalho.

Milhões de nordestinos serão beneficiados.

Visita de Bolsonaro a Pernambuco, num município que faz divisa com o Ceará, não foi prestigiada pelos governadores Camilo Santana e Paulo Câmara. Eles deram como desculpa a pandemia do coronavírus, mas é óbvio que não quiseram prestigiar Bolsonaro, ainda mais na inauguração de uma obra que é muito mais de Lula que do atual governante.

Nas redes sociais foram milhares de memes com o presidente. O que mais se escreveu foi que “Bolsonaro está gozando com o pau de Lula”.

sábado, 27 de junho de 2020

BOM CONSELHO TEM XANDE SANTOS



Ás vésperas do São Pedro seguimos com a nossa difusão dos artistas de Bom Conselho que fazem da música seu oficio principal. Ainda com ecos de um momento junino de nenhuma efervescência como em anos anteriores, lembrar desses nomes que fazem a alegria do povão, é sempre uma forma de enaltecer e apoiar a arte e seus artista nesses tempos bicudos de pandemia.

José Alexandre da Silva Santos, 32 anos natural de Bom Conselho é cantor. Há vinte anos passados enamorou-se com a música quando no Projeto AABB Comunidade, foi apresentado a esse tipo de arte pelo professor Zuzinha, um musico da cidade. De comunicação sempre gostou. Sonhava em ser locutor apresentador e, talvez nesse sentido a música passa longe dessa possibilidade.

Mas o projeto lhe apresentou também o violão. Iniciou os estudos e já começou a cantar em barzinhos para plateias de amigos. Seu primeiro cache foi na pizzaria do Elmes. Em seguida veio uma popularidade gradativa e  começou a ser chamando para cantar em casamentos, aniversários, etc. Veio a participação de alguns festivais em Garanhuns e lá foi ele representando Bom Conselho. Já era visto com outros olhos, já tinha um reconhecimento confortável, já recebia convites com mais frequência.


Em 2007 ele se inscreveu no Ídolos da Record em Salvador, lá passou por várias etapas, representando a cidade de bom conselho. Em 2008 participou novamente em Fortaleza mais uma vez levando o nome da cidade. Chegou a ir ao ar.

Enfrentando dificuldades seguiu seu caminho somando experiencias. Decidiu se dedicar apenas ao canto, evitando tocar instrumentos.

Relata que está com saudades de subir aos palcos. E quem não está/ Afinal o palco é sempre o lugar do artista e quando este se ausenta de sua vida a falta só sabe quem sente o prazer de subir nele para se apresentar. Mas enquanto isso, vai se familiarizando cada vez com a música, cantando de tudo um povo. Geralmente se aproxima mais do forró das antigas, mas vez por outra tenta o chamado forró estilizado.

Xande Santos e tantos outros que temos desfilado por aqui, só espera o momento de recomeçar suas carreiras e suspender essa pausa que angustia a todos pelo distanciamento também para com a música.

Pelo menos em nosso Blog, Xande conta com o apoio e todo o incentivo para continuar persistindo em seu sonho e fazendo o quer mais gosta que é cantar.

DIREÇÃO DO PT REAFIRMA APOIO A MARILIA ARRAES



Em reunião realizada com os presidentes dos diretórios regionais do PT, esta semana, a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, deixou claro que a candidatura da deputada federal Marília Arraes à prefeitura do Recife é uma prioridade da legenda.

Durante o encontro, Gleisi não demonstrou qualquer preocupação com as manifestações contrárias vindas de aliados que possam querer não seguir as orientações do partido.

Após a reunião, Marília reagiu com naturalidade. Na verdade a parlamentar sabe quem está com a direção do partido ou contra, sem interesse em ver sua candidatura prosperar.

Neta de Arraes está bem posicionada nas pesquisas realizadas e tem potencial para fazer o PT voltar a comandar a prefeitura da capital.

Vacinação contra febre aftosa é prorrogada para julho em Pernambuco



A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) informa a todos os produtores que a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa que se encerraria no dia 30 de junho foi prorrogada para o dia 31 de julho. A determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento atendeu as solicitações apresentadas pelos órgãos executores de sanidade animal do Nordeste (AL, CE, MA, PB, PE, PI e RN), baseadas nas medidas de enfrentamento ao coronavírus.

Em Pernambuco apenas 34% do rebanho já foi imunizado e declarado, mas muitos produtores já haviam comprado a vacina, apenas não fizeram a declaração. Até o momento já foram comercializadas 1,4 milhões de doses de vacina o suficiente para vacinar quase 80% do rebanho.

O prazo para declarar a vacinação continua o mesmo até dia 31 de agosto. “Algumas regiões estão com mais dificuldade de atingir o índice do que outras, na região da bacia leiteira, no Pajeú e na mata norte a campanha está dentro da normalidade, mas no sertão e na região metropolitana está mais lenta”, explicou o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima

Com a nova data, o Estado espera atingir a meta de imunizar mais de 90% do rebanho para continuar com o status de área livre de febre aftosa com vacinação e pode pleitear o de área livre febre aftosa sem vacinação.

A Adagro lembra que os produtores que não imunizarem seu rebanho pagam multa, ficam impossibilitados de transitar com o seu rebanho e ainda ficam sem pode retirar os créditos bancários para produtor rural.

Maioria dos brasileiros considera Bolsonaro pouco inteligente, aponta Datafolha


A percepção da inteligência do ocupante da Presidência pelo eleitorado foi pesquisada em mandatos anteriores pelo instituto.

A maioria da população considera o presidente Jair Bolsonaro pouco inteligente e tem avaliação negativa sobre outras características pessoais dele, segundo pesquisa do Datafolha.

De acordo com pesquisa do instituto feita terça (23) e quarta-feira (24), 54% dos entrevistados dizem que ele é "pouco inteligente", ante 40% que o consideram "muito inteligente". Não souberam responder 6%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 2.016 pessoas de todo o país por telefone, modelo que evita o contato pessoal entre pesquisadores e entrevistados e exige questionários mais rápidos.

Os números mostram uma inversão das taxas em relação à ocasião anterior em que essa pergunta foi feita, em abril do ano passado, quando o presidente estava apenas em seu quarto mês de mandato. Naquela pesquisa, 58% disseram achar o presidente muito inteligente, ante 39% com avaliação oposta.
A percepção da inteligência do ocupante da Presidência pelo eleitorado foi pesquisada em mandatos anteriores pelo instituto. Os outros dois presidentes eleitos antes de Bolsonaro, os petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, não tiveram maioria questionando sua inteligência.

A porcentagem dos que avaliavam Lula como muito inteligente esteve entre 52% e 69% em pesquisas feitas de 2003 a 2006. Em relação a Dilma, o índice de quem a considerava muito inteligente variou de 66% a 85% de 2011 a 2015.

Após a publicação da pesquisa feita em abril do ano passado, Bolsonaro ironizou o questionamento sobre a percepção da inteligência pelo eleitorado e a comparação com os resultados obtidos pelos petistas. "Kkkkkkkk", escreveu ele em rede social.

A má avaliação de Bolsonaro nesse quesito piora ainda mais em alguns recortes da população que se mostram refratários à figura do presidente. Um dos destaques é a visão crítica a ele dos jovens de 16 a 24 anos: 67% o veem como pouco inteligente. Entre eleitores com curso superior, grupo hoje distante do presidente, embora o avaliasse bem antigamente, 61% desconfiam da inteligência do mandatário.

No outro campo, a imagem presidencial é bem vista nesse item entre eleitores do Sul do país, que desde a época da campanha eleitoral constituem uma das bases do bolsonarismo. Na região, 48% o veem como muito inteligente, taxa que cai para 35% entre entrevistados do Nordeste.

A taxa pró-Bolsonaro vai a 65% ao se levar em conta apenas entrevistados que afirmam que estão "vivendo normalmente" durante a pandemia da Covid-19, sem evitar sair de casa nem se isolar.

A pesquisa mais recente do Datafolha mostrou que o presidente permanece com avaliação positiva de cerca de um terço do eleitorado. Consideram seu governo ótimo ou bom 32% dos entrevistados, ante 44% que o consideram ruim ou péssimo. A tendência desde o ano passado é de um aumento da rejeição.

Na mesma pesquisa desta semana, o Datafolha também questionou os entrevistados sobre outras características pessoais de Bolsonaro. Nas oito perguntas dessa série, a avaliação negativa foi preponderante.

A maioria considera o presidente despreparado para o cargo (58%), autoritário (64%), incompetente (52%) e indeciso (53%). Para 58%, ele respeita mais os ricos, ante 18% que acham que respeita mais os pobres.

A favor de Bolsonaro, está a imagem de honestidade. Para 48%, ele é honesto –outros 40% o consideram desonesto. No quesito sinceridade, há empate técnico: 48% o consideram sincero, enquanto 46% entendem que ele é falso.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

A ABRANGÊNCIA SOCIAL DE SARAH SOUZA



Temos reportado por aqui as novas profissões que em Bom Conselho já conta com a operação por diversas pessoas. A Influencer Digital Sarah Souza, é uma delas e que ao longo de suas atividades vem aperfeiçoando dando num número cada vez mais frequente de seguidores.

Agora já são mais de 18 mil pessoas seguindo os passos de suas publicações, no Instagram. É certo que as Redes Socias ainda não chegaram a cem por cento da população devido ainda a cobertura precária de internet, o acesso a aparelhos e até costumes culturais. Mas é também correto afirmar que o público jovem já se adaptou com velocidade a esse tipo de acesso a informação, formando uma enorme rede em todo o país e no mundo.

Há 4 anos, Sarah domina esse experimento de divulgações e a paixão por novas formas de comunicação vem desde ainda muito cedo. Não há uma receita especifica para lidar com essa conquista. Mas pode se dizer que a jovem tem usado sua experiência pessoal para se transferir para a tela dando assim um ar íntimo e pessoal naquilo que publica.


Rede Social tem algo de orgânico nesse sentido que na maioria das vezes dá certo e ganha a simpatia do público. É isso que ela faz. No começo houve certo estranhamento por parte dos pais, mas agora tem em casa um grupo familiar de apoiadores. Dividindo suas publicações com os provadores Outlet e Laboutique, a jovem representa ainda a Bio Extratus, famosa grife de produtos de beleza natural.

Na verdade, a faculdade de publicidade iniciada em São Paulo, pode ter sido uma forte influência nessa profissão da Sarah, uma vez que é sempre no centro acadêmico diversificado que nos deparamos com um leque de possibilidades profissionais.

Esse campo novo da atividade humana requer dedicação, zelo, perseverança e sobretudo estar atenta as coisas em seu redor. Para Sarah, qualquer pessoa pode se tornar uma influencer digital. Porém, é preciso contar sempre com apoio de quem lhe incentiva e lhe ajuda com críticas positivas a aperfeiçoar esse ofício que agrega uma infinidade de pessoas lhe seguindo diariamente.

Baixa temperatura deve dificultar entrada de gafanhotos no Brasil



Nesta semana a aproximação de uma nuvem de gafanhotos da região Sul do Brasil gerou preocupação de autoridades, produtores e da população. Mas a previsão de baixa temperatura na região pode ser um obstáculo importante e dificultar a entrada desse grupo de insetos no território nacional. Hoje o Ministério da Agricultura declarou emergência fitossanitária em razão do fenômeno.

A nuvem saiu de uma região entre a Bolívia e o Paraguai. A população de gafanhotos teria crescido muito em razão de altas temperaturas e da seca. A migração teria sido motivada pela busca por alimentos em outros locais, chegando nesta semana à Argentina, no norte da província de Santa Fé e na província de Corrientes, que fazem divisa com o oeste do Rio Grande do Sul.

Segundo o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Dori Navas, esta região gaúcha teve baixas temperaturas, na casa dos 0 graus, ao longo desta semana e para a próxima a previsão é ficar abaixo dos 10 graus.
“Isso é fator importante que faz com que gafanhoto tenha dificuldade de voar. Eles estão migrando porque altas temperaturas favorecem. Com a frente fria dificilmente continuará a descer. Ele não vai ter condições de temperatura para migrar. Acredita-se que nuvem fique estacionada sobre o território argentina”, explica o pesquisador.

Ele acrescenta que a frente fria está vindo acompanhada de ventos no sentido sul-norte, o que em vez de direcionar a nuvem para o Brasil pode fazer com que ela faça “o caminho contrário” ou impactar o agrupamento. “Provavelmente o inseto não migre mais. Ele deve permanecer no local onde está ou se dispersar”, comenta Nava.

Caso a nuvem entre no Brasil, o pesquisador esclarece que não há riscos aos humanos, no máximo dificuldade de deslocamento. O risco maior é para as plantações, que servem de alimento. Em uma eventual presença desses insetos, a medida de combate é o disparo de produtos tóxicos por aeronaves no local de concentração delas.

A federação de produtores rurais do estado (Farsul) informou à Agência Brasil que está monitorando o avanço da nuvem. Caso os insetos adentrem o território brasileiro, a orientação aos agricultores é avisar as autoridades fitossanitárias para que essas possam agir.

SENADO APROVA DOS SERVIÇOS DE ÁGUA ESGOTO NO BRASIL



Privatizar serviços de água e esgoto é querer penalizar mais ainda o povo brasileiro, tão sofrido nos últimos anos.

Matéria já foi aprovada no senado e agora vai para sanção presidencial.

Jornal Nacional, da TV Globo, fez uma cobertura vergonhosa do assunto e levou o maior pau nas redes sociais.

Em cinco minutos de reportagem, noticiário de maior audiência do Brasil não entrevistou uma pessoa que discordasse da medida. Mas deu voz ao cearense Tasso Jereissati, que vai ganhar financeiramente com a privatização.

Roberto Requião, que foi senador e governador do Paraná, usou o Twitter para criticar a aprovação da proposta. “65 senadores votaram pela privatização da água. O problema do Brasil não é só Bolsonaro”, disparou.

Pode se preparar, ter água encanada em casa vai ser um luxo.

Quem é religioso de verdade – e não um malafaia da vida – deve considerar que privatizar a água vai contra as leis divinas, é um pecado ou crime.

Daqui a pouco aparece um projeto para privatizar o vento ou o mar.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

NA PEGADA DE HENRIQUE



E o nosso Blog segue a trilha junina nessa pegada de divulgação e valorização de nossos artistas promovendo essa inclusão de lembranças no momento em que estão todos distante do palco e até mesmo da música em sua prática mais especial quer são os shows e o contato com o público.

Henrique dos Anjos Soares Barreto é nome cumprido pra um artista, mas deve ser conhecido por algo mais prático e bem mais popular pela sua pegada musical. Natural de Palmeira, mas morando em Rainha desse os 17 anos e desses, pelo menos mais da metade já no mundo da música.


Há oito anos passados começou a experimentar a carreira musical propriamente dita, talvez, quando o impulso maior tenha vido quando ganhou seu primeiro violão aos 14 anos. Antes desse instrumento já dava “uns pegas” no baixo indo tocar com a turma da igreja. Na verdade, nesse período não dominava nem uma coisa nem outra. Mas a chegada do Professor de violão, Clebson Alves ajudou bastante. A escolinha montada por ele tinha aulas de violão e teclado. Foi então paixão a primeira vista. O professor fechou a escola, voltando tempos depois com uma escola de canto de Ministério para um canto de igreja. Mesmo com algumas noções dadas pelo professor, Henrique aprendeu a tocar mais sozinho mesmo e começou a seguir a sua estrada.

Já tem dois Cds gravados e um deles é autoral. Em maio passado fez uma revisita as musicas de Leonardo. Mesmo cantando de tudo um pouco, o artista parece acercar-se da musica romântica. Mas vez por outra vai um forrozinho também numa pegada mais moderna.


A experiência com o futebol lhe levou até um teste no Sport Club do Recife. A tentativa era uma vaga de goleiro no time rubro negro. Mas não deu certo. O que vem dando certo é a música, que mesmo de maneira sacrificada, tem lhe provocado a vencer desafios e ser perseverante. Para isso, basta espelhar-se em tantos outros nomes consagrados da musica brasileira e em nenhum deles se ouve a narrativa de que tudo foi fácil e as mil maravilha.  Todos ralaram bastante. Então, é só seguir fazendo o caminho como puder e nunca desistir por mais obstáculos que tenha pela frente. Afirma o artista.

CÂMARA FEDERAL DARÁ PALAVRA FINAL SOBRE REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES EM NOVEMBRO



Se depender de decisão do Senado, tomada nesta terça-feira (23), véspera de São João, as eleições municipais deste ano serão realizadas no dia 15 de novembro.

No caso de segundo turno, nas cidades com mais de 200 mil eleitores, nova votação acontece no dia 29 de novembro.

A decisão final sobre o adiamento das eleições, previstas inicialmente para o dia 4 de outubro, fica a cargo da Câmara Federal, onde ainda não há consenso.

Embora os senadores tenham tomado a decisão e os integrantes da Justiça Eleitoral concordem com o adiamento, na Câmara muitos deputados preferem manter o calendário e há até quem, como o presidente do Legislativo, Rodrigo Maia, defende que só tenha eleição em 2022.

Caso a proposta aprovada no Senado seja mantida, as convenções partidárias para homologação dos candidatos majoritários e proporcionais serão realizadas, entre 31 de agosto e 16 de setembro.

Pela decisão dos senadores, os vencedores da eleição serão diplomados no dia 18 de dezembro.

Adiamento do pleito de 2020 está sendo proposto por conta da pandemia do coronavírus, que continua matando no Brasil e em todo o mundo.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

NOSSA HOMENAGEM AOS ARRAIÁS E QUADRILHAS



“E Segue o passeio na roça”. Neste dia de São João o nosso Blog vai passeando pelas manifestações juninas de Bom Conselho, brindando a todos com boas lembranças e procurando valorizar aqueles que animam todos os anos esse momento do ano.


Chegamos a Delma Souza Soares, bom conselhense da gema que aos 51 anos de idade ainda trás na alma seu espirito mais festivo das tradições juninas. É ela quem organiza a quadrilha conhecida como Luar do Sertão.

Um dia a professora Margarete Soares lhe veio com essa ideia e incentivou a criação. Dividindo os afazeres da costura e da lanchonete que possuía, não foi nada fácil no começo construir a quadrilha com apenas 6 pares, três de cada lado. Foi tomando gosto, foi perseverante e hoje essa é uma das maiores quadrilhas  juninas de Bom Conselho com seus mais de 50 participantes.

Virou o amor da vida dela. Uma dedicação sem igual e todos os anos a expectativa da chegada do São João lhe toma conta da alma para organizar tudo com prazer e alegria. Vai tão fundo na atividade que além de diretora, é quem confecciona toda a roupa dos componentes colocando toda mão de obra nas peças das indumentárias.


Esse ano o acaso lhe pregou uma peça das mais agudas. Virou o ano investindo na quadrilha para não vê-la participar de nada por conta das suspensões das atividades festivas de junho devido a pandemia. Anda arcando com o prejuízo, mas junto com ele guarda também a esperança de que ano que venha possa trabalhar dobrado para as apresentações de 2021 sejam redobradas cumprindo-se junto as duas oportunidades de se apresentar.

É dessas pessoas que Bom Conselho precisa cujo entusiasmo pelo que faz supera qualquer dificuldade e a animação e amor pelo brinquedo passa a contagiar a todos os seus integrantes que logo logo estarão vestidos para ano que vem arrasar nas apresentações. O público não tarda a esperar.

KAMYLA VIEIRA A INFLUENCIADORA DIGITAL DAS GORDINHAS


Reportagem: Vitoria e Danielle

Nossas repórteres descobriram a  blogueira Kamyla Vieira da Silva Calado, de 24 anos natural de Bom Conselho e que também pertence a essa universo do mundo virtual trabalhando como Digital Influencer.

O nome em inglês quer dizer uma pessoa que produz e publica assuntos nas redes sociais, especialmente Instagram, dando assim sistematicamente eco para milhares de pessoas. Já possui 3.355 pessoas como seguidores e para quem não sabe esse resultado de seguidores é o argumento mais alardeado pelos profissionais desse ramo de atividade, porque é o que ajuda a dar credibilidade de mercado ao profissional que lida com a coisa. 

Trabalhando há 1 ano, há um diferencial curioso com ela. É seu nicho é voltado para mulheres levando temas  sobre beleza, moda e autocuidado. Até aí nada tão diferente. Mas uma das pessoas que lhe influenciou foi modelo Plus size Michelly Ellen, de Garanhuns na qual se inspirou. Então ela é uma influenciadora e apoiadora das “gordinhas”. Algo assim, maravilhoso porque esse é um mercado mais do que procurado nos dias atuais, além de ser algo politicamente correto, uma vez que essa atenção à beleza, saúde, auto estima e o que mais de bom vier, tem ajudado imensamente as mulheres de corpo mais avantajado a superar-se em suas frustrações, preconceitos  e baixa estima.


E o primeiro exemplo disso vem da própria Klamila que chutou o balde de qualquer preconceito e foi a primeira mulher a fazer provador Plus Size na cidade. Esse ato de colocar-se no lugar da outra, mostrar para amiga que há semelhanças  e beleza nos detalhes avantajados de seu corpo e ainda por cima sem menor cerimônia  ver a possibilidade de ser bela, leve, livre e alegre do jeito que é, é mesmo algo extraordinário e que vem arrebentando tabus em qualquer parte do mundo.

Assim se deu. A blogueira tenta lidar com as críticas da melhor forma. Afinal, quem se propõe a fazer o diferente é sempre criticado até que se leve um tem bom para ser compreendido como algo moderno e atual. Mas as Plus Size de Bom Conselho tem agradecido muito essa espaço de dedicação e estimulo a auto estima feito pela blogueira e influencer em suas publicações e na vida prática.