São muitos os problemas que estão presentes na educação brasileira, especialmente na educação pública, e em nossa cidade não é diferente. Muitas escolas apresentam alguns problemas que implicam em indicadores negativos para a educação do município, um exemplo disso é o número de crianças do Ensino Fundamental da rede pública com déficit de alfabetização, bem como o número das que apresentam distorção idade-série e não dominam a habilidade de ler e escrever.
Esse fato é produto e resultado direto do que acontece na estrutura do educacional brasileira, pois os profissionais atuantes na educação básica recebem baixos salários em relação à carga horária exigida destes servidores (em média de R$ 2.866, 00 mensais), havendo também alguns professores frustrados diante das desvalorizações e condições precárias de trabalho, levando-os a comprometer os resultados da função tão importante que exercem, somando-se a isso as dificuldade diárias da realidade escolar e a ausência de incentivo ao aprimoramento profissional e à formação continuada.
Algumas escolas de nossa cidade, em especial as das zonas rurais, sofrem com a escassez de recursos, como falta de mesas e cadeiras suficientes para a quantidade de alunos, faltas de livros para atender a todos os estudantes, bibliotecas devidamente equipadas com instalações confortáveis e falta de computadores, essenciais ao letramento virtual que é de suma importância para a inserção dos alunos na sociedade da informação, para a introdução no mercado de trabalho e para a efetivação da inclusão digital.
Essa atual conjuntura da rede básica de educação em nossa cidade demanda atenção especial da gestão do município e dos órgão responsáveis (como a Secretaria Municipal de Educação), os quais devem atentar não apenas para às necessidades materiais, como também priorizar seus recursos humanos, a qualificação e valorização de seus educadores e prestadores de serviços na área de educação, oferecendo os subsídios necessários, desde a aplicação consciente de verbas ao aprimoramento acadêmico de professores que irá refletir numa rede pública de ensino mais eficaz.
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